As palavras escritas de Caio Fernando Abreu


Jornalista Paula Dip lança biografia do escritor e conta histórias e curiosidades através de cartas

Por Gilberto Tenório

Caio Fernando Abreu é um dos escritores contemporâneos mais devassados da literatura brasileira. Seus textos foram analisados à exaustão e muitos deles já serviram como argumento de curtas-metragens e programas de TV. Mesmo assim, a força da sua obra permanece viva e dá respaldo para o lançamento de mais uma biografia do autor, o livro Para Sempre Teu, Caio F. Escrito pela jornalista, e amiga íntima de Abreu, Paula Dip, o livro se destaca por contar as histórias do escritor através das cartas trocadas entre eles.

Paula Dip escreveu o livro como quem confidencia a convivência com Caio F. desde 1979, quando o conheceu na redação da Editora Abril até a morte dele. Ao longo das quase 500 páginas, a jornalista leva o leitor por uma forma inovadora de registro biográfico que contém depoimentos dos grandes e pequenos amigos que passaram e fizeram parte da vida de Caio Fernando Abreu. Ela transporta essas confissões para as páginas e faz com que seu livro ganhe leveza e saia na frente no quesito entretenimento. Ela transcreve ainda cartas, bilhetes, telefonemas e depoimentos de muita gente importante que conviveu com ele como Maria Adelaide Amaral, Adriana Calcanhoto, Joyce Pascowitch, Lya Luft, Laura Finochiaro, entre outras.

Entre inúmeras lembranças, ela transporta o leitor à cidade natal de Caio, Santiago do Boqueirão, na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, remontando sua história até se tornar o escritor ícone da juventude da década de 1980. Costurando várias passagens de sua vida, Paula retrata um Caio ora tímido ora feroz, tão delicado quanto inquieto, mas sempre genial.

Nenhum comentário: