Larica no fim da noite do bairro da Torre

Lanchonete

Confraria do Sanduba se transforma em reduto para famintos nas madrugadas

Por Leandro Gantois

Mais uma noite de final de semana se inicia na cidade do Recife, as opções não são muitas, o que se esperaria de uma metrópole. Então o negócio é se preparar mesmo para um barzinho, uma boate ou ficar zanzando pelo Recife Antigo. Algumas horas se passam; fim de madrugada com o sol ensaiando nascer. Para alguns poderia ser o momento de voltar para casa, mas para muitos, a opção certa é uma última parada em uma lanchonete que serve uma deliciosa junkie food, longe do termo pejorativo de “comida lixo”. Ou seja, nada como curar aquela fome desgraçada com um gordurento hambúrguer cheio de calorias.
O tradicional bairro da Torre conta com um oásis gastronômico para salvar o recifense de não acabar comendo aquele resto de almoço apodrecendo em sua geladeira. Trata-se da Confraria do Sanduba, localizado na Rua Padre Anchieta, e que funciona nas sextas e sábados até as seis da matina. A grande sacada do lugar está em oferecer uma variedade de molhos ao cliente para serem adicionados aos hambúrgueres. Através das nostálgicas bisnagas, proibidas pela Vigilância Sanitária, são oferecidos molhos de azeitona roxa, queijo cheddar, maionese de pizza e um especial, em que os ingredientes não são revelados.
Infelizmente, as tradicionais bisnagas de catchup, maionese e mostarda foram substituídas pelos insuportáveis sachês, que por sinal, deveriam vim com manual de instruções, afinal aquele “puxe” é inútil e no final das contas acabamos manchando nossas roupas com uma maior facilidade do que colocar no bendito hambúrguer.
O preço, como todo bom restaurante fim de noite, é bastante acessível, com valores que vão de R$ 4,00 até RS 10,00. E o cardápio também possui uma excelente variedade indo desde o famoso misto em pão de caixa até hambúrgueres com tantos ingredientes, que fica até difícil achá-los naquela mistura toda. E óbvio que depois de certa quantidade de álcool no sangue, se torna impossível não se sujar, porém para nossa alegria algum sujeito inventou algo chamado guardanapo.
A Confraria do Sanduba obviamente não é o único a oferecer tal serviço, pelo contrário, só no bairro da Torre, existem pelo menos mais três lanchonetes no mesmo estilo. E o grande diferencial destes lugares está em oferecer uma comida rápida, mas que parece ter sido feita em casa, longe de fast foods de maior porte, como o Bugaloo, por exemplo, localizado no mesmo bairro. Afinal de contas, em nossos queridos fins de noites, não queremos sentir que estamos comendo em uma praça de alimentação de um shopping center.
Apesar dos moradores da Torre se sentirem órfãos devido ao extinto e demolido Bar Garagem, ainda existem estabelecimentos onde seja possível terminar uma farra na noite recifense. É verdade que não será possível encontrar o mesmo clima, e menos ainda as músicas do clássico boteco, mas ao menos não somos obrigados a voltar para casa mais cedo pela simples falta de opção existente na cidade. E nada melhor do que se entupir de alimentos nada saudáveis, até porque não existe larica no mundo que passe com alguém comendo salada ou hambúrguer de soja.



Confraria do Sanduba atrai recifenses pós-farra

Um comentário:

Jornalismo opinativo disse...

Chapéu: Lanchonete
Legenda da foto: Confraria do Sanduba atrai recifenses pós-farra